Notícias

Ver notícia

Assegurar a preservação dos córregos e rios do município, bem como a do meio ambiente de forma geral, é um dos principais compromissos assumidos pela Águas de Matão desde o início da operação. Para isso, tem investido em projetos diferenciados, que aliam a tecnologia em favor da sustentabilidade. Nos próximos dias, a empresa conclui importante obra que vai conferir benefícios diretos ao sistema de esgotamento sanitário e, consequentemente, à conservação do Rio São Lourenço.

Com início na primeira semana de maio, a obra tem como finalidade prevenir eventuais danos ambientais provenientes de um possível rompimento do principal emissário de esgoto do município, que pode vir a ocorrer devido a ação natural de erosões da margem do Rio São Lourenço.

O projeto, viabilizado pela equipe técnica de Engenharia, consiste no remanejamento de aproximadamente 200 metros de rede coletora de esgoto com diâmetro nominal de 1000 milímetros. Segundo as projeções da área, a conclusão será alcançada já no início do próximo mês.

Entre os benefícios operacionais do projeto, destaca-se uma segurança maior na coleta e direcionamento do efluente do município até a Estação de Tratamento de Esgoto CMS para receber o tratamento e a destinação adequada.

De acordo com o analista de Engenharia Robson Moreira, além do investimento em tecnologia, a empresa tem implementado cada vez mais métodos preventivos para assegurar a eficiência operacional, sem prejuízos ao meio ambiente.

“A concessionária tem como processo antever cenários que possam impactar diretamente a operação e, mediante a esses diagnósticos, implementar ações preventivas. Com o remanejamento do emissário, já estamos eliminando eventuais riscos de um rompimento e, consequentemente, o extravasamento de esgoto. Com isso, garantimos a preservação do nosso principal rio”, ressalta Robson.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Rodrigo Leitão, a intenção da empresa é investir cada vez mais em ações preventivas e menos em reativas, para garantir que o sistema esteja operando em boas condições e em perfeito funcionamento.

“A Águas de Matão está comprometida com a segurança operacional de suas unidades e com a regularidade e qualidade dos serviços prestados. Esta obra, em específico, tem uma relevância ambiental significativa, pois trata do principal emissário de esgoto do município, que está situado às margens de um corpo d´água importante. Por isso, estamos buscando alternativas preventivas para garantir que o sistema de esgotamento sanitário atenda toda a demanda do município de forma eficiente, sem causar qualquer tipo de impacto ambiental”, salienta Rodrigo.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.