Notícias

Ver notícia
O tema Colorismo integra a pauta de discussões de novembro
As questões relacionadas à equidade e igualdade racial são trabalhadas diariamente pela Águas de Matão, por meio do programa Respeito Dá o Tom. Para isso, a empresa conta com um comitê que tem a missão de promover atividades com a finalidade de fortalecer as políticas de Diversidade instituída em todo grupo Aegea Saneamento. No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a concessionária intensificou as ações com o objetivo ampliar a reflexão sobre o tema.
A mais recente atividade envolveu uma roda de conversa com os colaboradores, que abordou o tema “Colorismo”, que dentro da ótica racial, consiste na discriminação que ocorre pela cor da pele e é muito comum em países que sofreram a colonização europeia e em países pós-escravocratas. Em um contexto mais simplificado, o termo quer dizer que, quanto mais pigmentada uma pessoa, maior é a exclusão e o preconceito que essa pessoa pode sofrer.
O tema abordado ampliou os debates sobre a questão, uma vez que muitos colaboradores desconheciam o conceito. A explanação possibilitou o compartilhamento de experiências apresentadas por profissionais da empresa que se sentiram à vontade para expor as situações presenciadas e vivenciadas dentro da ótica do Colorismo.
Para o programador de Serviços, Leonardo Araújo da Silva, membro recém integrado ao Comitê, trabalhar esse tipo de ação é essencial para proporcionar a consciência da igualdade como um todo, independentemente de cor de pele, raça, credo, gênero ou classe social.
“A experiência possibilitou aprofundar meus conhecimentos sobre o tema. Por já ter vivenciado situações de preconceito racial, a oportunidade de compartilhar com os colegas de trabalho as experiências adquiridas pelo programa foi fantástica”, relata Leonardo.
Além da roda de conversa, ao longo do mês, a concessionária expõe nos principais pontos de circulação das unidades operacionais, um mural com reflexões acerca do tema.
RESPEITO DÁ O TOM – O programa da Aegea Saneamento foi lançado oficialmente em 26 de setembro de 2017. Seu objetivo maior é promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos. Também, possui a intenção de que o ambiente de trabalho, as atividades cotidianas e os projetos da empresa estejam livres de racismo, preconceitos, discriminações e atitudes que comprometam a postura de respeito, tolerância e cordialidade.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.