Notícias

Ver notícia

Na próxima segunda-feira (20), às 14h, a área de Responsabilidade Social da Águas de Matão promove, em São Lourenço do Turvo, uma oficina de forno solar aos moradores do distrito. “A intenção é que os moradores conheçam uma opção sustentável e de baixo custo para preparar alimentos”, afirma a analista de Responsabilidade Social, Cynthia da Rocha. A oficina acontece na Rua Primo Zanazi, em frente a praça, na cobertura da barraca de festa, em São Lourenço do Turvo.

A oficina de forno solar, que foi desenvolvido em parceria com a USP Recicla, tem como alvo as comunidades de baixa renda para tornar o fogão sustentável uma alternativa para famílias que ainda utilizam lenha ou carvão para cozinhar. “O uso do forno solar gera economia de energia, colabora com a reciclagem de materiais e diminui a dependência de gás”, diz Cynthia.

Dependente exclusivamente da luz solar, o forno atinge uma temperatura de até 121ºC em dias ensolarados e consegue cozinhar todos os tipos de alimentos, como arroz, feijão, verduras, carnes, ovos, entre outros. Para isso, converte a radiação solar em energia térmica e a concentra no interior do forno.

Para facilitar o cozimento dos alimentos, é recomendado utilizar panelas rasas e escuras, porque absorvem mais calor e agilizam o processo, contudo não existe tempo máximo para o preparo, já que a comida não gruda no fundo da panela e não fica seca. “Convidamos a população do Turvo para aprender essa forma sustentável e econômica de cozinhar”, finaliza Cynthia.

USP RECICLA

O USP Recicla é um programa permanente para assuntos relativos à Educação Ambiental e Gestão Compartilhada de Resíduos da USP (Universidade de São Paulo). A missão do programa é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de ações voltadas à minimização de resíduos, à conservação do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida e à formação de recursos humanos comprometidos com essa missão.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.