Notícias
Reduzir perdas de água em toda tubulação espalhada pelo município é um dos grandes compromissos da Águas de Matão. A empresa investe em tecnologia para essa redução com o sistema de hasteamento e geofonamento, com agilidade e assertividade na detecção desse tipo de ocorrência. Assim, a Águas de Matão aumenta a segurança de todo o processo de distribuição de água, com menor perda. A partir da próxima semana, os trabalhos serão intensificados na região central de Matão.
Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da concessionária, Robson Moreira, o processo de pesquisa de vazamentos não visíveis tem início durante o horário comercial. No processo usual, a equipe utiliza hastes metálicas, que são apoiadas nos cavaletes dos imóveis. “No processo comum, o próprio colaborador aproxima o ouvido da haste para detectar algum ruído atípico. No método utilizado pela Águas de Matão, essa haste conta com um equipamento acoplado que dispõe de uma inteligência artificial para captação, análise e apontamento de possíveis vazamentos”, comenta Robson.
A ferramenta acoplada à haste metálica é denominada 4Fluid e possui um banco de dados com ruídos diversos de vazamentos, comparando o ruído emitido no local da coleta, apontando se há ou não vazamento de água. Automaticamente, é gerada uma lista de endereços onde deverá ser utilizado o equipamento Geofone para refinamento – semelhante ao estetoscópio usado pelos médicos, que capta os ruídos emitidos em locais onde há vazamento. Esta etapa é feita durante a madrugada. “Esse trabalho deve ser feito com o mínimo de ruído, por isso é realizado de madrugada”, explica Robson.
Se o ruído for confirmado, durante o dia, a equipe de manutenção entra em cena para sanar o vazamento. Esse serviço é realizado nos três períodos: manhã, tarde e noite. Robson ressalta ainda que os colaboradores da Águas de Matão trabalham devidamente uniformizados. Qualquer dúvida, basta acessar o Canal de Atendimento da Águas de Matão: 0800 721 6464.