Notícias

Ver notícia

O encerramento do 1º Projeto Pioneiros – ação desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da concessionária Águas de Matão junto a estudantes do ensino médio de escolas públicas – aconteceu na última sexta (16), na Etec Sylvio de Mattos Carvalho. Os estudantes Jean Vitor Miquelino e Erick Levy Balieiro Silva, autores do trabalho vencedor do 1º Pioneiros realizado em Matão, foram premiados com dois notebooks pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária.

Os alunos que participaram do Pioneiros desenvolveram projetos ligados ao saneamento básico que englobaram tanto sugestões operacionais quanto ações sociais. A dupla vencedora criou o que chamou de DAMA (Dispositivo de Automedição de Água), que coleta os dados da quantidade de água que sai de um reservatório para o sistema de distribuição e os envia para um banco de dados possibilitando, assim, o acesso às informações em tempo real, de qualquer local. Com os relatórios e dashboards elaborados em tempo real pelo sistema, podem ser montadas estratégias concretas para reduzir o índice de perdas de água. O dispositivo funciona por meio de um sensor de pulsos que é ligado a um hidrômetro na saída dos reservatórios, onde um microcontrolador coleta e envia os dados para um bando de dados na nuvem, podendo, assim, utilizar os dados onde quiser.

“Nós ficamos muito felizes com todos os trabalhos apresentados pelos alunos que participaram do Projeto Pioneiros. Percebemos que eles levaram muito a sério e propuseram ideias muito interessantes”, afirmou a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Matão, Maria Aparecida Draheim. Os alunos foram acompanhados, durante toda a execução do Pioneiros, pelo analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo. “O resultado dos trabalhos foi surpreendente”, observou. A banca que analisou os projetos foi formada por Maria Aparecida e os supervisores Daniel Morito (Comercial) e Luciano de Paiva Ferreira (Serviços).

Agora, os alunos vencedores do projeto em Matão estão classificados para concorrer ao Prêmio Inovação – categoria Jovens Pioneiros, concurso nacional que reúne participantes ganhadores das demais concessionárias pertencentes à holding Aegea Saneamento.

PROJETO PIONEIROS

O Projeto Pioneiros tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e apresentá-los à diferentes profissões. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa e sobre serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação. Participam do projeto alunos do Ensino Médio (16 a 18 anos) selecionados em escolas da rede pública de ensino. Após um período de imersão nos assuntos, os alunos têm o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento na comunidade onde vivem.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.