Notícias

Ver notícia

Documento começou a ser entregue essa semana junto com a tarifa de água

Levar água potável aos moradores de uma cidade é um processo bastante complexo, que depende de grandes investimentos e pessoal capacitado. Além disso, necessita de comprometimento, já que da água potável depende a saúde da população. Além de hidratar e levar nutrientes às células do corpo humano, você já parou para pensar que a água também é utilizada para lavar utensílios de cozinha (louças, talheres, copos) que tem contato direto com os alimentos? É com essa mesma água que tomamos banho, escovamos os dentes, lavamos nossas roupas. Água de boa qualidade garante saúde em todos os processos.

Por todos esses motivos, a água distribuída pela Águas de Matão passa por rígido controle de qualidade e potabilidade. São testes diários de controle de uma série de fatores que precisam estar dentro dos padrões regidos por Legislação específica. E, nessa semana, a concessiona deu início à entrega do Relatório Anual da Qualidade da Água, para todos os clientes. Do relatório constam os resultados de todo o controle realizado no período de janeiro a dezembro de 2023. Disponível no site da concessionária, o relatório será entregue aos clientes junto com as faturas de água.

O documento apresenta os resultados, obtidos por meio dos ensaios laboratoriais feitos pela equipe técnica da concessionária, no período de janeiro a dezembro do ano passado.  Os métodos de controle envolvem coletas de água nos reservatórios da Concessionária e nos PCQs – Pontos de Controle de Qualidade, que são pontos de análise, localizados nas redes de distribuição.

No total, a empresa executou, neste intervalo, 25.500 análises laboratoriais, sendo 11.674 da rede de distribuição de água e 13.826 de reservatórios.

A qualidade, certificada pelas análises laboratoriais, também são disponibilizadas online no Sistema Nacional de Vigilância e Qualidade da Água (SISAGUA) e enviadas mensalmente pela concessionária Águas de Matão ao Centro de Vigilância Sanitária, um dos principais órgãos fiscalizadores do município, bem como para a Secretaria de Meio Ambiente.

“Mais do que cumprir com a legislação, nosso compromisso é garantir que a água fornecida seja de qualidade e que a população se sinta segura ao consumi-la. Para isso, buscamos investir em equipamentos e métodos avançados de pesquisa para aperfeiçoar nossos processos analíticos”, explica a coordenadora de Operações da Águas de Matão, Flavia Ribeiro.

QUEM SOMOS

Águas de Matão

A Águas de Matão, empresa da Aegea Saneamento, iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.

Saiba mais em www.aguasdematao.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.