Notícias

Ver notícia

Concessionária tem o objetivo de diminuir, a cada dia, as perdas de água no sistema

Desde 2014, quando a Águas de Matão chegou ao município, de início a um importante trabalho para reduzir perda de água em todo o processo de distribuição. Esse, aliás, é um tema importantíssimo, uma vez que, de acordo com dados do SNIS, ano base de 2020, o país perde 40,1% de toda água potável captada nos sistemas de distribuição. Mas em Matão a realidade é bem diferente: de janeiro a junho desse ano, a equipe de “caça-vazamentos” da concessionária encontrou e sanou mais de 150 ocorrências de forma preventiva.

“Podemos dizer que, nesses seis meses de 2023, ‘salvamos’ 891.396 m³ de água – volume equivalente a 356,4 piscinas olímpicas, ou seja, 891 milhões de litros de água, um volume bastante significativo”, afirma o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Matão, Giovan Christofolletti. O trabalho de caça-vazamentos é contínuo em Matão.

As tecnologias de pesquisa acústica de vazamentos de água – por Geofonamento – vêm sendo utilizadas pela Águas de Matão desde o início da concessão, acompanhando a evolução dos equipamentos. Uma das principais características desse método é a identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram na superfície do solo. De acordo com Giovan, esses vazamentos são identificados pelo som que emitem e são captados por diferentes equipamentos utilizados pela concessionária, permitindo localizar, com grande precisão, o ponto para manutenção das redes e ramais.

“Com essa tecnologia, é possível localizar vazamentos no sistema de distribuição que, por estarem por baixo do solo, são de difícil detecção. Desta forma, conseguimos reduzir as perdas e economizar recursos hídricos vitais à vida”, diz Giovan.

USO DO GEOFONAMENTO

Para encontrar esses vazamentos, os técnicos que operam os equipamentos utilizam um fone de ouvido de alta sensibilidade que auxilia a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação. “Após uma varredura na área onde há suspeita de vazamento, o sensor do aparelho identifica o ruído emitido pelo vazamento de água em contato com o solo ou pavimento, mostrando o ponto exato do vazamento”, afirma Giovan.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.