Notícias

Ver notícia

Retalhos de panos, estopas, embalagens plásticas, garrafas pet, preservativos, fio dental e cabelo. O que esses materiais têm a ver com saneamento? Não deveriam ter nada, mas quando são lançados diretamente na rede coletora de esgoto, causam inúmeros prejuízos à operação do sistema de coleta e tratamento do município. A Águas de Matão tem identificado um aumento expressivo nas ocorrências relacionadas a essa prática, que também pode impactar diretamente o dia a dia da população.

De acordo com levantamento realizado no sistema de ordem de serviços da concessionária, foram 30 ocorrências atendidas diariamente pela equipe técnica da concessionária, diretamente relacionadas ao descarte irregular de lixo na rede coletora de esgoto, o que configura como mau uso do sistema.

Entre os principais transtornos causados pela prática irregular estão os extravasamentos em via pública, retorno de esgoto nos imóveis e avarias ao sistema como rupturas na tubulação e danos de equipamentos de bombeamento das unidades operacionais, responsáveis pelo tratamento preliminar e direcionamento do esgoto coletado às estações de tratamento. Além disso, nas tubulações próximas a estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como lanchonetes e restaurantes, é comum a grande quantidade de gordura lançada na tubulação.

 

O coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Rodrigo Queiroz, reforça a importância da população se conscientizar e evitar o descarte irregular. “A concessionária é responsável pela gestão e manutenção da rede coletora, por meio da execução dos métodos preventivos como lavagem da tubulação com caminhão hidrojato e aplicação do detergente biodegradável nos pontos de maior incidência. Já a população deve fazer o uso consciente e correto do sistema, não descartando. Desta forma, garantimos que o sistema opere em perfeitas condições e evitamos os transtornos como os extravasamentos, que afetam diretamente a rotina de todos”, ressalta Rodrigo.

USO CORRETO DA REDE COLETORA

A Águas de Matão orienta a separação dos materiais recicláveis do lixo orgânico e a destinação correta dos materiais para a coleta seletiva. Vale lembrar ainda que, evitando vazamentos, contribuímos com a preservação do meio ambiente.

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.