Notícias

Ver notícia

Realizar a medição do consumo de água, contribuir com a redução do índice de perdas por meio de fiscalizações, bem como com o uso racional da água. Essas são algumas das atividades que o colaborador leiturista proporciona à população.  Nesta terça-feira (20), quando se comemora o Dia do Leiturista, a Águas de Matão reforça a importância do trabalho realizado por estes profissionais que, com chuva ou sol, não medem esforços para desempenhar uma função essencial para o setor de saneamento.

Muitas vezes, os leituristas desenvolvem habilidades físicas e psicológicas semelhantes aos atletas, pois precisam percorrer longas distâncias a pé, sob condições climáticas adversas e, de quebra, se depararam com cães bravos pelo caminho. Apesar de parecer complexa, a agente comercial Tania Mara dos Santos tira de letra, com fôlego de sobra para superar esses desafios, sempre com simpatia e sorriso tímido.

A profissional, que integra a equipe técnica da área Comercial, compõe a divisão dos leituristas – com quatro colaboradores, que percorrem todo o município. No total, Tania realiza diariamente 600 visitas técnicas, que corresponder a cerca de 12.600 procedimentos de leituras cumpridos mensalmente.

Entre as funções desempenhadas pela agente, estão a leitura do consumo mensal do imóvel, atender e prestar esclarecimento das dúvidas dos usuários que possam fazer durante as operações, realizar a análise crítica dos índices quando há alguma divergência no valor e consumo comparado aos períodos anteriores.

Entre as dificuldades da profissão, Tania elenca o sol como uma dificuldade e os cães bravos que ficam soltos, pois já foi mordida em duas ocasiões. Já como destaque positivo, a agente lista trabalhar em um ambiente aberto, percorrer e visualizar paisagens diferentes e o contato direto com os usuários.

“A profissão de leiturista exige força de vontade constante e, principalmente, empatia com as pessoas, pois não dá para prever como seremos recebidos pelo usuário durante uma ocorrência, podendo ser com boa aceitação ou com hostilidade. Nestes casos, precisamos saber como lidar com vários tipos de temperamentos, de forma educada, pois não sabemos por quais situações o usuário passou para estar naquela condição de humor, naquele momento. Por isso, para atuar na profissão é necessário respeitar o usuário, tratá-lo bem e criar um vínculo, pois todo mês estaremos ali”, diz Tania.

A agente comercial avalia ainda o setor de saneamento como essencial e reforça a importância da atuação da área para manutenção da saúde, especialmente neste contexto de pandemia. “Algumas pessoas agradecem e outras criticam, mas para mim o nosso serviço é importante, pois tudo é água. Quando há essa receptividade, me sinto feliz, pois adoro o que faço”, conclui Tania.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.