Notícias

Ver notícia

Atividades integram o projeto Saúde Nota 10, realizado pela Águas de Matão em seis unidades de ensino

 

Alunos do 5º ano da rede municipal de Matão participam do Saúde Nota 10, iniciativa da Águas de Matão realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Ao todo, 325 estudantes estão envolvidos nas atividades ao longo de todo o ano, com o acompanhamento de 13 professores.

“O programa propõe uma abordagem prática dos temas de saneamento, saúde e meio ambiente, que já integram as disciplinas escolares,  incentivando o protagonismo dos alunos e a construção do conhecimento ao contextualizar esses conteúdos no dia a dia, dentro e fora da sala de aula”, afirma Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da concessionária.

Para conduzirem esta jornada, os professores passaram por uma capacitação, com foco em práticas pedagógicas que relacionam a preservação ambiental aos serviços de água e esgoto. A metodologia aplicada busca estimular a aprendizagem por meio da experiência, colocando o aluno no centro do processo.

“As atividades do Saúde Nota 10 são extremamente importantes para a formação dos estudantes, pois ajudam a compreender a relação entre saúde, meio ambiente e qualidade de vida. Ao participarem de experiências práticas e reflexivas, os alunos desenvolvem conhecimentos que podem ser aplicados em seu cotidiano, tornando-se mais conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos”, destaca Andrea Andreatti de Moares, gerente do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Matão. “Esse tipo de atividade contribui para a construção da consciência ambiental, incentivando hábitos responsáveis, como o uso adequado da água, o descarte correto dos resíduos e a preservação dos recursos naturais. Além disso, as crianças tornam-se multiplicadores dessas informações, compartilhando os aprendizados com suas famílias e comunidade, promovendo mudanças positivas no ambiente em que vivem”.

Como parte do cronograma de atividades do programa, foram realizadas palestras nas escolas participantes, conduzidas pela equipe de Responsabilidade Social da Águas de Matão. As turmas receberam uma cartilha com o “Jogo do Saneamento”, ferramenta educativa que aborda o tema de forma lúdica e interativa. Dinâmicas complementares foram aplicadas para estimular o engajamento dos alunos e incentivar a reflexão e a pesquisa.

Da sala de aula para a comunidade

Na próxima fase, professores e alunos irão desenvolver projetos que consolidam os conhecimentos adquiridos. “O nosso intuito é despertar o interesse para alternativas que beneficiem a comunidade e, com o auxílio dos professores, estes jovens sejam agentes multiplicadores, reflexivos e que pensam em propostas práticas de transformação”, destaca o coordenador.

O encerramento está previsto para o segundo semestre, quando os projetos serão apresentados à comunidade escolar, familiares e público em geral. A proposta é ampliar o alcance das informações e promover a conscientização sobre os temas trabalhados. As escolas e professores que se destacarem serão premiados, e todos os participantes receberão o reconhecimento como “Multiplicadores do Saber”.

“O saneamento está na operação diária das redes de abastecimento e coleta de esgoto, mas também no dia a dia de toda a população. Temos um compromisso com a transformação social e a formação educacional de Matão. Esse contato próximo com o ambiente escolar é essencial para construirmos uma consciência coletiva sobre o valor da sustentabilidade”, destaca Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Matão.

O Saúde Nota 10 também é desenvolvido em outras concessionárias da Aegea, do qual a Águas de Matão faz parte, e tem como objetivo fomentar práticas educacionais que integrem saneamento, saúde e meio ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e para a geração de impactos positivos nas localidades atendidas.

Em Matão, participam do programa as unidades EM Adelino Bordignon, EMEF Professor Antonio Carlos Manzini, EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC), EMEF Pref. Celso de Barros Perche (Caju), EMEF Profa Helena Borsetti (Turvo) e EMEIF do Campo Fazenda Tamanduá.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS Saiba mais
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades, e o seu compromisso também se estende ao tratamento...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.