Notícias
O Instituto Equipav, com o apoio da Águas de Matão, fará nos próximos dias a entrega oficial de 330 quilos de ração à Associação de Proteção e Bem Estar Animal São Francisco de Assis, conhecida como Amigos da Mulekada. A doação, que inclui ração para cães e gatos, faz parte da campanha “1 Curtir = 1 kg de Ração” veiculada na fanpage do Instituto no Facebook.
Em apenas 13 dias, foram registradas 5.038 novas curtidas na página. Considerando que cada curtida representava a doação de um quilo de ração, a iniciativa resultou em mais de cinco toneladas de alimentos que serão encaminhados para 15 entidades, abrigos e protetores individuais que prestam assistência a cães e gatos resgatados, vítimas de abandono ou maus-tratos. Com auxílio dos profissionais da área de projetos socioambientais das unidades da Aegea, além da indicação dos próprios colaboradores, o IE realizou a triagem e escolha das instituições contempladas (confira abaixo).
“Essa campanha foi tudo de bom. A gente que trabalha com proteção animal está sempre precisando de ração. Então, essa doação é muito bem vinda e significa uma despesa a menos para a Prefeitura nesse momento”, comemora Maria Solange Sola Lopes, presidente da Amigos da Mulekada. Os 330 quilos de ração serão encaminhados para o Canil Municipal, que atualmente abriga cerca de 220 animais, entre cães e gatos.
A ação foi lançada em outubro, quando é comemorado o Dia Mundial dos Animais (4), e transcorreu durante a primeira quinze do mês. O IE também divulgou diariamente informações importantes ligadas à proteção e ao bem-estar dos animais, como incentivos à adoção, posse responsável e apadrinhamento de cães e gatos; alimentação de animais de rua; voluntariado em abrigos; oferecimento de lar temporário e denúncia aos maus-tratos.
O resultado da campanha superou as expectativas. “Ganhamos muito em visibilidade e oportunidades para disseminar nosso trabalho e nossos projetos, mas nosso maior ganho, com certeza, foi a possibilidade de contribuir com a manutenção de ONGs que têm um trabalho tão difícil e importante”, comenta Patricia Menezes, gestora de investimentos sociais do IE.
Esta é a terceira edição da campanha. Em 2013, ano de criação do IE, a campanha “1 Curtir = 1 Árvore” resultou no plantio de 2.505 mudas na cidade de Campo Grande (MS) e, em 2014, a campanha “1 Curtir = 1 Livro” doou 659 publicações infantis para entidades dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa campanha, a cidade de Matão também foi contemplada com a doação de 50 livros para a associação de moradores do bairro São José.
O Instituto – O Instituto Equipav é o órgão responsável por destinar e monitorar os investimentos do Grupo Equipav/Aegea em projetos e ações socioambientais realizados em diversas cidades brasileiras. A instituição não tem fins lucrativos e, atualmente, realiza e apoia dezenas de ações nas áreas social, ambiental, educacional e cultural nas comunidades abrangidas pelas empresas da companhia. Em pouco mais de dois anos, já são R$ 2,2 milhões em investimentos. Apenas em 2015, o IE investiu R$ 1,8 milhão em diversas iniciativas desenvolvidas em 27 municípios de oito estados brasileiros, contemplando diretamente mais de 41.900 pessoas.
Saiba quais foram as entidades contempladas
- Amigos dos Animais – Barra do Garças (MT)
- SOS Animais – Primavera do Leste (MT)
- Associação Protetora dos Animais de Sinop (APAMS) – Sinop (MT)
- Organização para Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) – Cuiabá (MT)
- Associação Amigos dos Animais de São Francisco do Sul – São Francisco do Sul (SC)
- Fiel Amigo – Campo Grande (MS)
- Abrigo dos Bichos – Campo Grande (MS)
- Centro de Controle de Zoonoses – Timon (MA)
- Apaixonados por Bichos – Cabo Frio (RJ)
- Vira Lata Vira Vida – Piracicaba (SP)
- Associação de Proteção São Francisco de Assis/Amigos da Mulekada – Matão (SP)
- Projeto Cão Feliz – Hortolândia (SP)
- Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara – Santa Bárbara d’Oeste (SP)
- Associação Protetora Animais de Americana São Francisco de Assis – Americana (SP)
- Protetoras independentes – Americana (SP)