Município de Matão

Município de Matão

Localizada na região central do Estado, a 330 km da Capital, Matão tem atualmente 80 mil habitantes e inclui em sua área territorial os distritos de Silvânia e São Lourenço do Turvo. Com uma economia historicamente voltada para a fabricação de implementos agrícolas, máquinas industriais e processamento de suco, nas últimas décadas a cidade ampliou as atividades produtivas para os setores de metalurgia, alimentos, tintas, vestuário e material esportivo.

Matão é cortada pelo rio São Lourenço e tem mais de sete córregos, entre eles o Cascavel e o Curtume. Os primeiros fazendeiros de café começaram a se instalar na região por volta de 1890 e, cinco anos depois, com a construção da capela e realização da primeira missa, fundou-se a então Vila do Senhor do Bom Jesus das Palmeiras.

O interesse pela região aumentou com a instalação da Estrada de Ferro Araraquara e era cada vez maior o número de colonos, casas de comércio e indústrias instaladas na antiga Vila. Assim, a Vila foi elevada a Distrito de Araraquara, em 1897, passando a ser denominada de Matão. Um ano depois, no dia 27 de agosto, criava-se o município de Matão, cujo nome era uma homenagem à exuberância de suas matas.

Atualmente a economia está sustentada em atividades agroindustriais, sendo as duas principais: a produção de suco de laranja e a produção de açúcar e álcool. Também são referências e grandes empregadoras na cidade indústrias do setor metalúrgico. Em relação ao clima, Matão é uma cidade quente, predominante tropical, com verões quentes e chuvosos e invernos frios e secos. A temperatura média é de 22°C, sendo que o mês mais quente é fevereiro (média de 25°C) e o mais frio, julho (18°C).

Tradicionalmente, um dos eventos mais importantes da cidade é a Festa de Corpus Christi. São utilizadas toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moído tingido, serragem, entre outros, e seus tapetes coloridos atraem milhares de pessoas de várias regiões do País. A festa oferece diversas atrações, incluindo praça de alimentação, passeio turístico, feira de artesanato, área de recreação, exposições e espaço para artistas e músicos.

Share Button