Prevenir os acidentes de trabalho, bem como assegurar a saúde e qualidade de vida do colaborador é uma tarefa que requer dedicação e conscientização diária, para isso, a Águas de Matão investe continuamente em procedimentos e capacitações, a fim de garantir que colaborador desempenhe suas funções da forma mais segura e adequada possível. A mais recente qualificação, aconteceu no período de 12 a 16 de agosto com Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, no auditório do CEU.
Promovida pelo 4º ano consecutivo com o tema: “No trabalho, segurança é essencial. Para sua família, você é fundamental! ”, a atividade aconteceu sob a organização da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA e a área de EHS, que cuida da saúde e segurança do trabalhador e do cumprimento das normais de meio ambiente.
O evento contou com uma programação diversificada que abordou os temas: como os problemas financeiros podem afetar a saúde e produtividade do colaborador; causas e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis; de que forma os impactos ambientais interferem na saúde e vida do colaborador; a importância do uso do protetor solar contra os raios UVA/UVB; benefícios da yoga para saúde e comportamento no ambiente de trabalho, ministradas pelos profissionais: Flaviane Soares do Sesi, Marcelo Prodóssimo, Fernando Ricci, Fernanda Martim e Angela Gallo, respectivamente.
Segundo Rodrigo Queiroz, coordenador da Águas de Matão, a Sipat é mais uma oportunidade de capacitar e aprimorar os serviços oferecidos. “Dedicar um período para orientar sobre importância da execução dos procedimentos de segurança, agregam benefícios em um âmbito geral, pois quanto mais saudável e motivado, maior é a produtividade do colaborador. Desta forma, quanto mais qualificado o profissional estiver, melhor é a nossa prestação de serviço ao usuário”, afirma Queiroz.
Para Daniela Cristina da Silva, assistente jurídico e presidente da Cipa, conscientizar sobre a importância da segurança é uma tarefa contínua, que deve ser enfatizada todos os dias. “A prevenção não é uma atividade fácil, trabalhamos todo o período da gestão para mostrar que segurança do profissional vem antes de qualquer serviço. A Sipat é uma oportunidade, que os cipeiros tem para reforçar a importância da execução do trabalho de forma eficaz e segura, tendo sempre como foco evidenciar que o colaborador é a peça fundamental para a empresa”, ressalta a presidente.
De acordo com Daniela Tornisiello, coordenadora de meio ambiente e qualidade, a capacitação é um evento para fomentar o debate sobre a segurança e destacar todo um trabalho realizado pela CIPA e o EHS ao longo do ano.
“A Sipat vai além de uma semana de atividades e palestras para os colaboradores, é um momento de mostrar ao colaborador que a empresa investe continuamente em metodologias para oferecer as melhores condições de trabalho seguro para todos. O propósito da Sipat é criar a conscientização coletiva sobre o tema de uma forma diferenciada, acreditamos que essa é uma forma de sensibilizarmos e alcançarmos o nosso propósito:  garantir que o profissional retorne ao seu lar com sua a integridade física e emocional preservada”, reforça a coordenadora.
Share Button