A implantação do projeto vai beneficiar aproximadamente 12 mil pessoas

A Águas de Matão inicia na próxima semana o projeto de modernização e melhorias no Centro de Reservação BNH, responsável pelo abastecimento de nove bairros e mais de 3.500 imóveis. O Centro de Reservação opera diariamente com vazão média 130 m3/h e é considerado como um dos mais antigos do município. As melhorias visam preparar a unidade para acompanhar o crescimento vegetativo de Matão e oferecer segurança operacional no abastecimento.

Por ser uma obra importante e complexa, a concessionária realizará três reuniões com a comunidade para explicar cada fase do projeto. As áreas de Operações e Engenharia, em conjunto com a Responsabilidade Social, realizam nos próximos dias 23, 24 e 25, reuniões com as comunidades dos bairros Aeroporto, BNH, IV Centenário, Jardins Buscardi e Cambuhy, Monte Carlo, Recanto dos Pinheiros e Vila Santa Cruz. Nos encontros, os técnicos apresentarão o cronograma, procedimentos que serão implantados e a importância dos benefícios proporcionados pelas intervenções.

As intervenções visam garantir maior segurança operacional e aumentar a capacidade de vazão em cerca de 20% da disponibilidade atual. Além disso, os procedimentos estimam a redução de ruídos e uma avaliação das condições do lençol freático. No total, o projeto vai promover benefícios diretos ao abastecimento dos 12 mil habitantes dos bairros atendidos pelo Centro de Reservação.

Diante da complexidade da obra, o projeto será executado no período de seis dias, com início em 27 de abril e conclusão programada para 1º de maio. A fim de minimizar os impactos, suprir a demanda e garantir a distribuição regular das áreas das intervenções, será realizado um sistema de contingenciamento, que consiste em uma produção maior nos centros de reservação: Benassi, Nova Matão e Vila Pereira, a fim de suprir a demanda e garantir a distribuição e minimizar os impactos às áreas das intervenções. No entanto, durante a operação, podem ocorrer episódios pontuais de falta d’água e baixa pressão em alguns períodos do dia.

Modernização
O projeto idealizado e implementado pela área de Engenharia, consiste na modernização completa do sistema, com remanejamento dos equipamentos para a parte subterrânea do poço, que atualmente estão instalados na superfície da unidade. Os procedimentos contam com acompanhamento do técnico de Segurança do Trabalho, além de cumprir as instruções normativas instituídas pelo Programa Interage, coordenado pela área de EHS – Environment, Health and Safety da concessionária (Meio ambiente, saúde e segurança).

A concessionária alerta a população sobre o consumo consciente e se coloca à disposição da população pelos canais de atendimento: 0800 721 6464 (fixo), (16) 3383-1982 (celular e demais localidades) e, de segunda a sábado, das 8 às 20 horas, pelo (16) 99778-9825 (whatsapp).

Programação das reuniões
A concessionária convida os moradores dos bairros afetados pela obra a participarem das reuniões e conhecerem detalhes do projeto. Os encontros serão organizadas, conforme o cronograma:

1º Encontro
Data: 23 de abril
Horário: 17h15
Local: E.E Padre Nelson Antonio Romão (Rua José Bonifácio, 1760 – Vila Santa Cruz)

2º Encontro
Data: 24 de abril
Horário: 19h
Local: CDHU (Las Lomas)

3º Encontro
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Local: EMEI Sigmar José Groppa (Av. Monte Alto, 915 – Jardim Cambuhy)

Share Button