Embora em março o calendário reserve um dia para se comemorar o Dia Mundial da Água e, em abril, o Dia Mundial da Saúde, a preocupação com uma vida saudável, sem doenças e com mais qualidade de vida, deve estar presente diariamente na vida das pessoas. Para abordar esse tema, de forma lúdica e interativa, a Águas de Matão realiza nas escolas da rede pública de ensino do município uma série de atividades de educação ambiental, incluindo palestras, visitas à concessionária e brincadeiras com jogo do saneamento.

Para entender melhor a importância de se coletar e tratar esgoto, uma turma do Projeto Espaço Amigo visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Lourenço do Turvo. Os jovens foram recepcionados pelas equipes de Responsabilidade Social, Controle de Qualidade e de EHS (que cuida da segurança, meio ambiente e saúde) da Águas de Matão.

Outra atividade que despertou atenção das crianças do Projeto Espaço Amigo é o banheiro itinerante da concessionária. Entre brincadeiras e orientações sobre o uso consciente de água e descarte correto de objetos na lixeira, as crianças aprenderam que não se deve descartar papel higiênico, cotonetes ou qualquer outro objeto no vaso sanitário, pois pode causar entupimento e fazer com que o esgoto retorne para dentro do imóvel.

Palestras
Informações sobre o Aquífero Guarani, manancial que abastece o município, e o processo de captação, tratamento e distribuição da água potável foram temas debatidos com alunos do 7º, 8º e 9º anos da Escola SESI.

Para complementar e fixar as informações recebidas durante a palestra, os alunos também brincaram com o Jogo do Saneamento. O jogo é uma ferramenta que permite ao estudante aprender, de forma divertida, sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, premiando atitudes conscientes (jogador avança casas do tabuleiro do jogo) e punindo quando não se tem boas práticas (faz o jogador regredir ou deixar de jogar por uma rodada).

A necessidade de se fazer uso consciente da água foi um assunto que movimentou a comunidade estudantil da Escola Estadual Prof. Roberto Veltre, no bairro Quarto Centenário, e contou com a participação da equipe da Águas de Matão. Na culminância da semana de debates sobre o assunto, a equipe de Responsabilidade Social da concessionária palestrou sobre a importância do saneamento na conquista e manutenção de uma vida saudável e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Share Button