Amanhã, 07/04, será especial para os colaboradores da concessionária Águas de Matão. Eles participarão do Dia D do Programa 5S, ou seja, dia destinado a um mutirão de limpeza em todas as dependências da empresa, incluindo a sede administrativa, a loja de atendimento e o prédio da manutenção.

Nessa faxina geral, os colaboradores aplicarão os três primeiros sensos do programa: Senso de Utilização (Seiri), Senso de Ordenação (Seiton) e Senso de Limpeza (Seiso). A ação, que terá início às 7h30 com um café da manhã, se estenderá por todo o dia, incluindo almoço coletivo e encerramento das atividades, às 16 horas, com sorteio de brindes.

O Programa 5S é uma filosofia de qualidade originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente é utilizado por empresas no mundo todo e o seu conceito vai além da organização, pois envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. A implantação do 5S antecede o início do programa de qualidade para as empresas que pretendem obter a Certificação da ISO 9000.

Essa é a primeira vez que a Águas de Matão realiza o Dia D do Programa 5S. Primeiro a empresa fez uma reunião com os líderes de equipes e explicou a importância da organização para a produtividade e melhoria no ambiente de trabalho. Depois, foram passadas instruções para a realização do mutirão. “Estamos motivados e esperamos a participação de todos os colaboradores. Além da oportunidade de organização de materiais e equipamentos, também será um dia de integração” explica o engenheiro Stênio Cangussú, coordenador de Gestão de EHS – Environmental, Health and Safety, área da concessionária responsável por Ambiente, Saúde e Segurança.

Os outros dois S do programa, que complementam as ações programadas para o Dia D e devem ser incorporadas no dia-a-dia, são o Senso de Saúde (Seiketsu), também conhecido como senso de higiene, e o Senso de Disciplina (Shitsuke).

 

Share Button