O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, é uma data referência para a reflexão sobre o elemento mais importante para a vida no planeta terra: a água. Para debater o assunto, a Águas de Matão realizou, durante todo o mês, uma série de atividades de educação ambiental: exibição da série “As aventuras da Marigota” e realização do programa “Saúde Nota 10”. As atividades movimentaram estudantes de diversas idades, escolas e parceiros da concessionária.

A série “As aventura da Marigota”, desenvolvido pela produtora Nimboo’s, foi viabilizada pelo Instituto Equipav, que atualmente foi incorporado pelo Instituo Aegea, e conta com 12 episódios nos quais a Marigota, a personagem principal, se depara com problemas que ocorrem com a água e sempre pensa em uma solução. A ação tem a finalidade de proporcionar, além de lazer, desenvolvimento social, cultural e senso crítico, a importância da preservação do meio ambiente através das dicas passadas pela Marigota.

Ao proporcionar as sessões de cinema, a Águas e Matão estreita relacionamento com a comunidade, leva diversão, conhecimento e mostra a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso correto da rede coletora de esgoto.

Com sessões nos períodos da manhã e tarde, a ação beneficiou mais de 700 crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil Profª Iris Bocchi Marchesan (Bairro São José), Catarina Toledo Gerdes (Bairro Vila Pereira), Afonso Lemos (Bairro Bom Jesus) e Maria Amélia Ortiz Gandini (Bairro Jd. Alvorada).

Saúde Nota 10
Outra atividade que a Águas de Matão levou até os estudantes em comemoração ao Dia Mundial da Água foi “Saúde Nota 10”. O programa tem como objetivo despertar a consciência de estudantes sobre a importância da utilização de água e esgoto tratados, tanto para a saúde e bem-estar das pessoas, quanto para a preservação do ambiente. Eles aprendem, entre outras importantes lições, qual é o papel de cada um na conservação dos recursos hídricos.

A atividade foi realizada na Escola Municipal Adelino Bordignon, no bairro Nova Matão. No dia 8 de março, 120 alunos assistiram à palestra e, nas semanas seguintes, desenvolveram as redações sobre os assuntos trabalhados. A culminância da ação foi no dia 22 de março, com solenidade de encerramento.

Share Button