A empresa Águas de Matão completa nesta quarta-feira, 14/02, quatro anos de atividades. A data representa mais do que um simples aniversário, traz consigo significativos avanços na prestação de serviços de água e esgoto do município. Em um curto período de tempo, os investimentos realizados pela concessionária estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas, além de ajudar a preservar os recursos naturais.

Para superar o desafio de ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água, nestes primeiros quatro anos foram implantadas mais de 19 km de adutoras e redes de distribuição e colocadas em operação quatro Estações Elevatórias de Água.

Paralelamente, a concessionária investiu na interligação de 17 reservatórios. O procedimento permite maior agilidade ao sistema, funcionando, inclusive, como contingência, ou seja, quando algum reservatório temporariamente deixa de funcionar, é possível remanejar água de outro até que a manutenção seja concluída.

A modernização do sistema elétrico e das bombas tem garantido maior segurança ao abastecimento, assim como o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora em tempo real, dia e noite, as unidades operacionais.

A coleta e o tratamento de esgoto, essenciais para a saúde da população e a preservação do meio ambiente, também evoluíram em Matão. A concessionária construiu a Estação de Tratamento de Esgoto de São Lourenço do Turvo, implantou 6,81 km de novas redes coletoras de esgoto e linhas de recalque. Para evitar que esgoto escorresse a céu aberto, também foram construídos o coletor tronco IV Centenário, com 764 m de extensão, e mais quatro Estações Elevatórias de Esgoto.

Atendimento
Para ficar cada vez mais perto dos clientes, a Águas do Matão modernizou as suas instalações, disponibilizando uma unidade de atendimento na área central, e ampliou os canais de comunicação: site, agência virtual, central 0800 e whatsapp. Em quatro anos, foram realizados mais de 320 mil atendimentos e, hoje, quase duas mil pessoas são beneficiadas com a Tarifa Social.

Na avaliação do diretor executivo da concessionária, Marcos Valério de Araújo, todas estas conquistas são resultados dos grandes investimentos realizados e do árduo esforço da dedicada equipe de colaboradores. “O desafio é constante, mas estamos empenhados em contribuir com o desenvolvimento do município. Este é apenas o começo de uma grande história que está sendo escrita a favor de Matão”.

Responsabilidade Social
Reforçar o compromisso social e promover ações de incentivo à preservação do meio ambiente são alguns dos objetivos e valores adotados pela Águas de Matão. O trabalho desenvolvido pela área de Responsabilidade Social aproxima, ainda mais, a concessionária da comunidade, além de oferecer à população matonense atividades educativas, ambientais e sociais, que ampliam o debate sobre o consumo consciente dos recursos hídricos, despertando em crianças, jovens e adultos o compromisso com a cidadania.

As iniciativas possuem um cronograma diversificado de ações direcionadas a diferentes faixas etárias, voltadas às áreas de educação ambiental, saúde, qualidade de vida, preservação dos recursos hídricos e uso correto do sistema de saneamento. Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se os programas Afluentes e Saúde Nota 10, que implantados desde o início da operação no município, já beneficiaram cerca de 18.800 pessoas.

“Entendemos que, além dos investimentos em obras e em operação, é importante que a comunidade esteja inserida no contexto do saneamento básico. Com o engajamento de todos, asseguramos o bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e do esgotamento sanitário do município. O uso adequado da rede e o consumo consciente dos recursos hídricos contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento da cidade”, ressalta o presidente da Águas de Matão, Fernando Humphreys.

Share Button