Autoridades, representantes das famílias homenageadas, integrantes do Movimento Negro e colaboradores da Águas de Matão participaram do ato simbólico de lançamento do Mural da Família Negra, durante a manhã do último sábado, encerrando as atividades da Semana da Consciência Negra em Matão. Muita emoção e reflexões sobre a importância de ações que promovam a igualdade de oportunidades no país marcaram o lançamento.

 

“Sou a filha caçula de uma família com 15 filhos e estou imensamente agradecida por essa homenagem. Minha mãe, embora analfabeta, nos criou com muita sabedoria. Um orgulho muito grande para todos nós”, declarou Ana Alice Sales.

 

Idealizado pelo diretor de Difusão Cultural, o ativista João Bento (Cucão), e assinado pelo artista plástico matonense Kadinael, o Mural conta com o apoio cultural da Águas de Matão e da Prefeitura, entre outros. Por meio da arte, o painel resgata a significativa participação das famílias Sales, Santos e Jacinto na construção da cidade de Matão.

 

“Sou neta de Sebastião Jacinto com muito orgulho. Um exemplo de pessoa, por isso temos um enorme respeito por tudo o que ele fez e pela forma como colaborou com o crescimento de nossa cidade. Levar Jacinto no nome nunca foi um fardo, ao contrário disso é uma honra incalculável”, disse emocionada Fátima Abolinário. “Estou sem palavras e muito emocionado com essa homenagem a meu pai”, declarou também José Henrique Santos.

 

Para o diretor executivo da Águas de Matão, Marcos de Araújo, a iniciativa do ativista Cucão, ao resgatar a história e valorizar a participação da população negra na construção do município, está plenamente de acordo com os princípios de atuação e as ações sociais da Águas de Matão. “A partir de uma iniciativa da nossa holding, a Aegea, estamos implantando em Matão e em todas as demais unidades do grupo o programa Respeito Dá o Tom, que tem como objetivo diminuir as diferenças e atuar pela igualdade de oportunidades para negros e não negros”, afirmou.

 

Em seu discurso o prefeito de Matão, Edinardo Esquetini, agradeceu a parceria com a Águas de Matão, “sempre com as portas abertas para discutir verdadeiramente as questões sociais”. “Essa homenagem é um resgaste histórico e devemos nossa gratidão por toda a contribuição que as famílias Sales, Santos e Jacinto, entre tantas outras, deram ao crescimento da nossa cidade. Vamos continuar trabalhando para, cada vez mais, diminuir as desigualdades em nosso país”, concluiu.

 

Também estiverem presentes ao ato de lançamento o vice-prefeito Moacir Maturo; os secretários municipais Debora Milani (Educação), Marcos Nascimento (Meio Ambiente), Hudson Martins (Desenvolvimento Econômico); o empresário Edson Beraldo, também apoiador; o coordenador da Águas de Matão, Stênio Cangussu; o supervisor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro Junior, além de integrantes do Comitê de Diversidade e Igualdade Racial da Aegea SP.

Share Button