Peça de teatro e premiação dos melhores desenhos sobre qualidade de vida e saneamento básico. Assim a área de Projetos Socioambientais da concessionária Águas de Matão concluiu na última semana as atividades desenvolvidas pelo programa Saúde Nota 10 com os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Padre Nelson Antonio Romão.

 

No período de uma semana, os estudantes da Padre Nelson desenvolveram seus desenhos com base na palestra ministrada por Paulo César Guerreiro Junior, supervisor de Projetos Socioambientais. No total, o concurso recebeu mais de 130 desenhos, entre os quais foram selecionados os trabalhos de Kauã da Silva (1º lugar), Gabriel Bueno Magni (2º lugar) e Isadora Cristina Vieites (3º lugar). Além de participar da premiação, os estudantes assistiram à peça de teatro Aventuras do Matinho” criada exclusivamente para o projeto.

 

Segundo Juliane Castro e Leide Troiano, coordenadora e professora mediadora, respectivamente, a iniciativa ajuda a complementar o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “Acreditamos que esse tipo de projeto contribui muito com a formação do aluno, pois aborda de forma lúdica a responsabilidade que todos devem ter com a preservação do meio ambiente. Além disso, o fato do concurso ser focado em uma única escola, sem ter uma outra instituição participando, motiva os estudantes a se esforçarem ainda mais. A criança, mesmo que não ganhe, fica feliz em saber que o colega de classe foi o premiado”, afirmam as educadoras.

 

O aluno Kauã da Silva, que conquistou o primeiro lugar, se mostrou surpreso com a escolha e contou com a ajuda do tio para desenvolver o projeto. “Quis mostrar com o meu desenho que as pessoas não podem jogar o lixo em qualquer lugar, senão todos saem perdendo. Estou feliz por ter ganhado, não esperava”, relatou o aluno.

 

“Sempre que concluímos o Programa Saúde Nota 10 em alguma escola ficamos muito satisfeitos, pois sabemos que o aluno compartilha o conhecimento adquirido durante a palestra com os familiares. O tema ultrapassa os ‘limites’ da escola e passa a ser difundido entre outras pessoas, que acabam dando mais atenção aos hábitos de consumo de água, descarte correto de lixo e utilização da rede coletora de esgoto. Tudo isso contribui diretamente com a melhoria da qualidade de vida, saúde da população e, consequentemente, com o desenvolvimento do município”, avalia Guerreiro.

 

Além da exibição do espetáculo teatral e da premiação, que incluiu presentes como bicicleta para o primeiro colocado e jogos pedagógicos ao segundo e terceiro lugar.

 

Share Button