As escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Matão passarão a contar com mais uma importante iniciativa de apoio para a formação integral de crianças e jovens – o Programa Círculos de Leitura. Desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, com o apoio da Águas de Matão, empresa do grupo Aegea e Instituto Equipav, o programa será lançado na próxima segunda-feira, dia 15, no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade.

 

Inicialmente, duas escolas da Secretaria Municipal de Educação receberão o piloto do programa: as EMEF’s  Benta Maria Ragassi Scuti, na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas. A ideia é que, a partir dessas duas escolas, o programa possa ser posteriormente levado para todas as escolas de Ensino Fundamental II de Matão.

 

Desenvolvido desde o ano 2000, a metodologia dos “Círculos de Leitura” contribui para despertar em crianças e jovens o gosto pela leitura, facilitando o acesso ao conhecimento por meio da discussão e reflexão em grupo de obras literárias que ressaltam valores e modelos de conduta ética, estimulando uma visão solidária, responsável e transformadora. Ao mesmo tempo em que apresenta um repertório literário universal, utilizando a literatura como um elemento promotor de mobilidade social.

 

Estruturado para desenvolver as competências socioemocionais de crianças e jovens, o Programa se apoia no protagonismo juvenil, uma vez que são os próprios alunos, formados como multiplicadores, que conduzem os grupos de leitura e discussão na escola. “A capacidade de leitura e reflexão constitui-se uma habilidade essencial ao exercício da cidadania. Por outro lado, avaliações nacionais e internacionais demonstram a grande dificuldade que as escolas enfrentam atualmente para formar leitores competentes, aptos a compreender, contextualizar e correlacionar ideias”, declara Norman Gall, diretor do Instituto Fernand Braudel.

 

Fases de implantação _ A primeira fase no processo de implantação do Programa Círculos de Leitura ocorrerá a partir da próxima semana. Nos dias 15, 16 e 17 de maio, das 8:30 às 16:30 horas, o auditório do CEU sediará a 1ª Formação de Professores dos Círculos de Leitura de Matão.

 

Durante os três dias, professores e diretores das duas escolas e representantes da Secretaria de Educação receberão formação sobre a metodologia do Programa e participarão de vivências, lendo e debatendo sobre as obras literárias que serão trabalhadas com os alunos. O objetivo é preparar os professores para que sejam os parceiros nas escolas, estimulando e apoiando a ação dos jovens multiplicadores que conduzirão os grupos.

 

A implementação do Programa Círculos de Leitura em Matão é parte das ações de comemoração dos 17 anos de existência dos Círculos de Leitura, que está presente além de São Paulo, nos Estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará. Essa história será contada no livro “Círculos de Leitura: A Arte do Encontro – 17 anos”.

 

A realização deste projeto em escolas de Matão e a edição do livro serão realizados através de incentivo da Lei Rouanet, com apoio da empresa Águas de Matão e Instituto Equipav, em uma parceria com a Secretaria de Educação de Matão e o Instituto Fernand Braudel.

 

Share Button